Eventos de Software Livre 2011

Eventos são importantíssimos para a comunidade de Software Livre, pois possibilitam uma melhor troca de conhecimento e ideias, networking, possibilidades de novos projetos nascerem, decisões importantes serem tomadas, e divulgação de ideias do software livre para as pessoas que não as conhecem.

FISL 12

FISL 12 - Porto Alegre, RS


Neste post, falo sobre eventos de Software Livre que fui, não pude ir, ou irei ainda este ano.

FISL 12


FISL 12
Após anos sonhando, este ano finalmente pude ir ao FISL: Fórum Internacional do Software Livre, que acontece anualmente na PUC de Porto Alegre, RS. Este ano aconteceu a 12ª edição do evento, e apesar de não estar da forma que eu pensei que fosse, mesmo assim gostei muito do evento, da organização do mesmo, e da cidade de Porto Alegre em geral! Estão de parabéns! Além disso, pude encontrar pessoalmente algumas pessoas que antes só conhecia online, e isso também foi muito interessante!

O que eu não gostei no FISL 12, foi o fato de uns 90% dos palestrantes estarem usando Mac OS, e até alguns estarem usando Windows! Acreditam? Pois é, isso me decepcionou um pouco, pois fui pra lá pensando que todos estariam usando Software Livre, ainda mais os palestrantes, já que faz parte do nome do evento, certo? Isso ficou meio incoerente para mim. Sei que Software Livre não é só Linux, e eles poderiam estar usando por exemplo um Mac OS com diversos softwares livres instalados, ou um Windows com diversos softwares livres instalados, mas mesmo assim, não era o que eu esperava ver.

Inclusive o Randal L. Schwartz, que foi falar sobre seu podcast que eu costumo ouvir uma vez ou outra, chamado FLOSS Weekly, na última palestra que eu assisti antes de voltar pra casa, estava lá com um Mac, e disse que tinha também um iPhone (não to lembrado agora se era um iPod ou iPhone, que ele disse), e que usava esses produtos da Apple porque “simplesmente funcionam”. Não estou de acordo com ele, pois todo o meu ecossistema Linux também “simplesmente funciona”, pois está bem configurado e integrado. Não preciso usar produtos que me aprisionam como usuário para ter algo que “simplesmente funciona”. Quem diria, um experiente programador Perl, apresentador do FLOSS (Free Libre Open Source Software) Weekly, se prender sem necessidade a produtos fechados. No mínimo, contraditório!

Outro fato que eu não esperava ver no FISL, mas é detalhe mínimo, foram erros de português grotescos em alguns slides, de mais de um palestrante. Achei que alguém da organização do FISL revisava os trabalhos submetidos, antes de serem apresentados, até mesmo porque as palestras que serão apresentadas no evento, são selecionadas entre as submetidas.

Enfim, fora essas coisas que eu citei, o evento foi muito bom. Destaque para a palestra do Simon Phipps, diretor da Open Source Initiative, que teve o título: “Software Freedom Means Business Value”, também para a discussão entre Brasileiros, Argentinos e Uruguaios em “Educación y Software Libre en América Latina: Situación actual y perspectivas”, e claro, finalmente a palestra do importantíssimo Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux International, que falou sobre seu projeto Cauã. Sempre quis assistir a uma palestra dele, e finalmente consegui!

Gostei também de ter conhecido pessoalmente a @NatalieRHolland, o Cristiano, o Henrico, o @derekwilli, e ter encontrado a comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro bem representada lá.

Espero ano que vem poder participar novamente, se Deus assim permitir!

Meu set do FISL 12 no Flickr: http://flic.kr/s/aHsjvfC6Ut

Latinoware

Latinoware 2011
No FISL, recebi um pinguim como propaganda da Latinoware, evento que é realizado pela Itaipú, também anualmente, como o FISL. Achei que talvez fosse comparecer pela primeira vez, mas infelizmente este ano não pude. Queria ter estado lá, ainda mais após ler este texto falando sobre o evento:  “O Brasil é primeiro no mundo no uso de software livre”
Realmente, deve ter sido incrível pra quem esteve lá durante os dias do evento!
Mas tudo bem, uma coisa de cada vez! Algum dia irei lá na Latinoware, e aproveitarei para passear novamente pelas Cataratas do Iguaçú, e visitar novamente o Paraguai. :)

PHP’n Rio

PHP'n Rio 2011

Este ano, acontecerá a 3ª edição do PHP’n Rio, no dia 5 de Novembro, e será a primeira vez que estarei presente! Estou certo de que será um sucesso! Espero aprender bastante lá, e trocar bastante conhecimento!
Aqui se encontra a grade de palestras: http://www.phpnrio.com.br/grade
Ainda dá tempo de se inscrever, quem quiser comparecer! O evento acontecerá no CEFET/RJ, e a inscrição custa R$30,00.                                                                                                        

Hack’n Rio

Hack'n Rio
Irei também na 1ª edição do Hack’n Rio, que será realizado nos dias 2 e 3 de Novembro, e pretende ser o “FISL do Rio de Janeiro”! Com certeza será muito bom, com palestras e mini-cursos muito interessantes! Corre lá, que ainda dá tempo de se inscrever! O evento será realizado na UERJ, e agora que estou escrevendo este post, a inscrição está custando R$55,00.

Ciclo de Palestras de Software Livre do SINDPD/RJ

Outro evento sendo realizado que vale à pena divulgar, é esse ciclo de palestras no SINDPD/RJ.  Dia 31/10 agora, irei numa palestra sobre Certificação Linux. Fique sabendo mais sobre a grade de palestras e inscrições aqui.

Bem, espero algum dia ter alguma palestra pronta para apresentar em algum desses eventos. Por enquanto, fico somente aprendendo, como espectador. O Software Livre no Brasil tem crescido muito, e só tem a progredir!

Share:

Tags: , , , , ,

terça-feira, outubro 25th, 2011 GNU/Linux, Software Livre, Tecnologia, Viagens

2 Comentários to Eventos de Software Livre 2011

  • jonathas roberto disse:

    hahahaha, mtooo engraçado mano, eu fui ver se conseguia registrar o dominio jonathas.com para meu blog, só que vc ja havia o feito, ai vim conferir do que se tratava o blog e eis que o seu tbm é sobre sobre linux e opensource.[]só criei esse comment pq achei uma tremenda coincidência.
    abraço e boa sorte com o blog ^^

  • haha.. legal! Vamos manter contato! vc tá no twitter?

  • Leave a Reply

    *